Vestibular - Cursos


ENGENHARIA CIVIL

É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

Fizemos uma entrevista com Ícaro Abílio, 21 anos, que estuda Egenharia Civil na Universidade Federal de Pernambuco e está no 3º período para nos mostrar um pouco mais sobre esse curso.


                Por que você escolheu fazer Engenharia Civil ?


  • Ícaro Abílio
    Uma boa pergunta. Vamos ver. Na época do colégio, eu sentia uma certa facilidade com números, ele me atraia mais que textos, porém, não foi uma decisão de primeira. Primeiramente tive um contato mais aprofundado de exatas quando, no SISU, entrei em Automação Industrial e morei na Paraíba durante um tempo. Lá, paguei matérias básicas que engenharia também paga, como cálculo e física, porém, daí vi que essa área de exatas poderia ser algo que queria fazer. Daí, passei na Universidade Federal de Pernambuco e decidi que iria fazer engenharia, mas só lá dentro que escolhi qual das engenharias eu iria seguir, a civil. Pesquisei muito antes de entrar, sobre todas elas e percebi que ela se encaixa no que eu queria e no que eu mais me adaptava.



    •            Quais os prós e contras desse curso ?

      • Ícaro Abílio
        Assim, os prós ainda não sei muito, porém, o que posso dizer: fazer conta é muito bom e principalmente quando dá certo, aí você fica realmente contente, além disso, que se dedicar bastante, você terá um futuro muito bom, além das amizades que você faz no curso. Os contras tem, mas são aqueles contras devido a dificuldade do curso. Como envolve muita conta, você terá que dedicar muito de seu tempo para praticar, para realizar uma boa prova. Deixar muita coisa de lado, e isso é bem sério, não há tempo para brincadeira nesse curso.


      •           Você já teve algum tipo de experiência ou aula prática ?

        • Ícaro Abílio
          Aula prática só de Física Experimental, muito legal na hora do experimento, porém, o chato mesmo é fazer o relatório (contas e dissertar sobre o que aconteceu no experimento, etc).




          •           O que você tem a dizer sobre o curso de Engenharia Civil da UFPE ?

            • Ícaro Abílio
              Um curso muito bom para quem quer fazer. A UFPE está no top 10 de cursos de Engenharia Civil no Brasil, pelo fato deles exigirem muito do estudante. Não é atoa que passo mais de 12 horas na faculdade, além das aulas, eu estudo na biblioteca. 




              •           E o que você poderia dizer para aqueles que pretendem fazer o curso?

                • Ícaro Abílio
                  Que primeiramente, se você não gosta da área e só fará pelo salário, saiba que será uma perda de tempo, o curso é muito puxado e só será produtivo e gratificante se você gostar ou tiver uma curiosidade sobre a área.
                  Já para quem gosta de exatas e quem quer aprender coisas novas e interessantes, indico que já tenham uma boa base desde o colégio (física, química e matemática, incluindo geometria), pelo fato de que dentro do curso, vocês verão os mesmos assuntos, só que muito mais detalhados e que precisará de uma dedicação muito grande do estudante para fazer uma boa prova.
                  Só tenho a dizer que boa sorte para quem quiser, pois o caminho não será fácil, porém, no final será bem gratificante.



                 DIREITO

                É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em Direito. Para isso, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis, defendendo os interesses do cliente em diversos campos, como penal, civil, previdenciário, trabalhista, tributário e comercial. Resolve litígios que envolvem indivíduos ou empregados e empregadores. Defende o meio ambiente, os direitos das minorias e o patrimônio histórico e cultural. Existem duas carreiras distintas para esse bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica, trabalhando como advogado público, juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia. Para ser advogado é preciso passar em exame da OAB. Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, além do concurso, é necessário ter dois anos de inscrição na OAB como advogado.

                Fizemos uma entrevista com Letícia Nunes, 20 anos, que estuda Direito na Universidade Católica de Pernambuco e está no 4º período para nos mostrar um pouco mais sobre esse curso.


                                  Porque você escolheu fazer Direito ?
                • Letícia Nunes

                  Porque é um curso que lhe proporciona um leque de oportunidades, também por causa do dinheiro e eu quero fazer parte da vara cível.


                  Quais os prós e contras desse curso ?
                • Letícia Nunes

                  Os prós do curso, são exatamente isso, de ter um leque de oportunidades e os contras, acho que é a prova da OAB, estão na dúvida se retiram ou não a prova e eu sou a favor para que tire, nós passamos 5 anos na faculdade e ainda temos que fazer uma prova ? Não concordo.


                  Muitas pessoas desistem de fazer o curso por causa das "bíblias" que virão pela frente. Pra você, como é essa questão de ter que ler livros e livros sobre diversas leis ?
                • Letícia Nunes

                  É bom, apesar que ninguém aprende tudo em 5 anos, num é ? Se aprende mesmo na prática e a prática do Direito é ir aos júris, tribunais, no caso do advogado defendendo alguém, do promotor acusando alguém.


                  Você já teve alguma experiência dessas? Alguma aula prática?
                • Letícia Nunes

                  Não, aula prática não, mas já fui a uma vara cível, para um trabalho da matéria Direito Civil e adorei.


                  O que você tem a dizer sobre o curso de Direito na faculdade Católica ?
                • Letícia Nunes

                  Tirando o da UFPE, o da Católica é o melhor, pela forma de tratar o curso, pela biblioteca que tem, qualquer assunto, pode ser pesquisado lá, eu to adorando.


                  E qual tua sugestão para os que pretendem fazer Direito ?
                • Letícia Nunes

                  Estudem, comecem a ler muito, pode até ser uma revista teen, mas comecem a ler, criar o hábito da leitura e ir em frente, o vestibular é fácil, porque tem as oportunidades do ENEM, Fies, mas na faculdade é outra coisa, tem que separar o tempo da diversão e o tempo do estudo, saber conciliar, essa é minha dica.

                Nenhum comentário:

                Postar um comentário