1) O açúcar ou adoçante (no caso dos light ou zero) provocam a queima de vitaminas e minerais da dieta. Em excesso, o refrigerante aumenta as taxas de glicose e triglicerídeos. É uma bebida viciante, devido à presença de cafeína.
2) O ácido fosfórico reduz a absorção de cálcio, podendo comprometer a manutenção da massa óssea. Além disso, são ricos em corantes, acidulantes, conservantes e possuem teor altíssimo de sódio, que causa retenção de líquidos, elimina cálcio e reduz a disponibilidade de magnésio na circulação, facilitando a formação de gordura corporal.
3) É uma bebida nutricionalmente pobre, por apresentar apenas calorias vazias (não oferece nenhum benefício). Contribui para o aumento de peso e o aparecimento de celulites (células de gorduras inflamadas).
É certo que em meio de tantas tentações evitar o seu consumo é quase que uma tarefa impossível. Mas, com o acesso a tantas informações, reduzir o consumo de refrigerantes é algo que acarretará em benefícios físicos explícitos (celulite e excesso de peso) e implícitos (aumento da taxa de glicose e triglicerídeos). Pense bem antes de tomar o próximo gole sem culpa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário